Scroll Top

-O que o cigarro causa

Fumaça do cigarro e suas mortais substâncias

Fumaça do cigarro e suas mortais substâncias.O gosto pode variar, talvez aumente um pouco as substâncias ou diminuam, isso depende do cigarro que a pessoa fuma, pode fumar cigarros com sabores, cigarro de palha, cigarros enrolados manualmente e sem filtro (eram meus preferidos), o tradicional cigarro feito com filtro branco…são tudo a mesma coisa, são todos venenos colocados no corpo, confira abaixo o que a fumaça do cigarro e suas mortais substâncias são capazes de causar.

Podendo chegar no universo de 8622 substâncias se forem considerados os compostos das folhas do tabaco e aditivos industriais que são usados por exemplo para dar sabor aos mentolados, diminuir a irritação e aumentar o efeito da nicotina, que é a substância que faz a pessoa ficar dependente e fumar cada vez mais…

Essas substâncias venenosas contidas no cigarro, que inclui também solventes orgânicos, ácidos, metais pesados, materiais radioativos, prejudicam muito o organismo causando intoxicação nos pulmões, alergias, cegueira, doenças cardíacas, impotência e vários tipos de câncer.

 

Vejamos, algumas das piores substâncias:

Temos em primeira mão a famosíssima-

Nicotina-  que é a mais nociva porque faz viciar e consumir as demais substâncias…

 

Podemos dividir algumas das outras por pequenos grupos; mas grandes destruídores.

 

Substâncias cancerígenas:

Benzeno: é produzido durante a queima do cigarro. Também utilizado na composição do detergente e da gasolina. Ainda pode provocar leucemia sendo exposto ao benzeno entre 2 a 50 anos.

Polônio: sendo um raro elemento radioativo, sua forma mais comum é o polonio 210, foram identificados vestigios de polonio na fumaça do cigarro, que são depositados nas vias aéreas e assim emitindo radiação para as células novamente.

Cianeto de hidrogênio: sendo cancerigeno e formando-se com a queima do cigarro. É usado na industria para manufaturar plásticos, pesticidas, tintas e usado também como gás para matar ratos.

Formadeíldo: provoca reações alérgicas como a asma, coceira nos olhos também tontura, dor de garganta, alteração do sono. é utilizado pela industria para produtos quimicos para matar bacterias, fazer corantes, fertilizantes, desinfetantes e também usado para conservar cadáveres.

Xileno: É  um ácido, sendo adicionado pela industria tabagista para disfarçar a dureza da nicotina e o alto teor de alcatrão, assim se mantendo dentro das exigencias da lei. já o ácido levulínico deixa o sistema respiratório menos sensivel ao fumo fazendo a pessoa tragar mais profundamente esse veneno.



 

 

Metais tóxicos:

Fóforo P4 e P6: Substância encontrada em venenos para rato e em fertilizantes sendo mortal para o ser humano de acordo com a dose ingerida.

Arsênico: Muito usado como pesticida pelos fumicultores para controlar as pragas da lavoura, ocasiona lesões ao se acumular nos pulmões, rins coração, dentes e ossos.

Cádmio: Podendo permanecer no corpo por até 30 anos, o cádmio é um metal pesado, tóxico que provoca lesões no cérebro, fígado, pulmões e rins, além de câncer de pulmão, próstata, estômago e rins.

Acetato de chumbo: Presente nas tinturas de cabelo podendo se acumular no corpo causando câncer de pulmão e rim. Se armazena nos pulmões levando a incapacidade de ventilação desse órgão o que gera falta de ar, câncer e enfisema. Pode permanecer no corpo de 10 a 30 anos.



 

Gases tóxicos:

Fumaça do cigarro e suas mortais substânciasMonóxido de carbono (CO): É igual ao gás dos escapamentos dos veículos. Dificulta o desempenho e diminui a capacidade física do organismo. Fumar 20 cigarros por dia pode elevar o nível de monóxido no corpo em 5 a 10 vezes mais se comparar com quem não fuma.

Tolueno: Também encontrado no escapamento dos veículos, o tolueno é utilizado para fabricar óleos, resinas, tintas e até explosivos. Quando inalado permanece na gordura do corpo durante anos.  A longo prazo mesmo baixo níveis de exposição pode levar a dores de cabeça e alterações nos ciclos menstruais.

Cetonas: É um produto entorpecente e inflamável, sendo conhecido como removedor de esmaltes está presente na fumaça do cigarro, quando inalado ocasiona tonturas, irrita a garganta e em grandes quantidades pode levar a morte.

 

Butano: Sendo um gás tóxico e inflamável utilizado como gás de cozinha e gás do isqueiro, quando inalado ocasiona alterações visuais, dificuldades respiratórias e também coriza.

Não seria possível escrever todas as substâncias que compõe o cigarro aqui neste

artigo, mas é claro que já podemos ter uma noção do poder destruidor do cigarro com substâncias que podem ficar armazenadas no fígado rins e outros órgãos por até 30 anos depois de ter parado de fumar (isso indica que eu ainda tenho essas substâncias no meu corpo), e com substâncias químicas não se brinca…

Até mais, ou até o próximo artigo.

 

 Crédito das imagens:

1º- Cortesia da imagem de Danilo Rizzuti em FreeDigitalPhotos.net

2º- Cortesia da imagem de Victor Habbick em FreeDigitalPhotos.net

| Website

Sou ex-fumante, criador deste site para ajudar outras pessoas a largar esse vício que não serve pra nada, e que alimentei por cerca de 8 anos, hoje nem acredito como fui capaz de colocar todos esses venenos na boca.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.