Scroll Top

-Relacionados a parar de fumar

Fumantes passivos

 

Sendo a terceira causa de morte evitável no mundo, o tabagismo passivo vem ocasionando mortes no mundo todo, segundo dados da OMS (organização mundial da saúde). Fumantes passivos

 

O cigarro quando aceso libera mais de 4700 substâncias químicas capazes de irritar vias respiratórias e olhos de não fumantes. O tabagismo passivo consiste em ser exposto ao ar contaminado pela fumaça do cigarro. Foram encontradas mais de 50 agentes químicos capazes de provocar câncer em animais e no ser humano.

 

A intensidade de exposição ao tabagismo é outro fator importante, pois o número de cigarros fumados, o tamanho do local, a circulação do ar e a duração da exposição vão interferir mais ou menos na saúde do fumante passivo.

 

Em restaurantes, casa noturnas ou bares a exposição também é elevada, mesmo com ventilação adequada, a concentração de agentes tóxicos contidos no ar é muito alta.

 

Alguns dos perigos de ser fumante passivo

 

Ser fumante passivo significa estar exposto as mesmas doenças que podem acometer fumantes ativos, mesmo câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias.

 

Quem não fuma pode se sentir incomodado com a fumaça do cigarro que por sua vez pode levar a ter dor de cabeça, dor na garganta, enjoo e dificuldade para respirar. O fumo passivo também é perigoso na gravidez podendo prejudicar  o crescimento do feto e também apresentar complicações no parto, tais como morte fetal, parto prematuro e um baixo peso ao nascer.

 

Crianças pequenas e recém-nascidos também podem ser muito prejudicados, pois podem ter de bronquite, infecções de ouvido, pneumonia, asma até morte súbita. Quando os pais já são fumantes o crescimento da criança também pode ser prejudicado.

 

Fumante passivoNo ambiente doméstico o tabagismo aumenta o risco de câncer de pulmão de 20 a 30% do que um ambiente livre da fumaça tóxica. Quando a fumaça é interrompida, ocorre a diminuição conforme passa o tempo. Piora também capacidade de executar um exercício físico por dificuldades respiratórias.

 

O fumo passivo aumenta também o risco de desenvolver aterosclerose e diminui o colesterol bom, mesmo em pessoas jovens. Também leva a derrame cerebral, pessoas que já tenham um histórico de doenças cardíacas podem sofrer arritmias se expostos a fumaça do tabaco. As chances de sofrer infarto do miocárdio também aumenta.

 

Estudos recentes indicaram que ser um fumante passivo também pode sofrer com perda de visão, pela degeneração da retina. O ar contaminado pela fumaça tóxica do cigarro é a terceira causa de morte evitável, perdendo apenas para os fumantes ativos e o alcoolismo.

 

Quando eu fumava nunca quis incomodar ninguém, sempre fumei afastado das pessoas e em lugares abertos, é realmente prejudicial o tabagismo passivo, pois a pessoa aspira a fumaça sem o filtro e a médio e longo prazo pode desencadear doenças.

 

Desejo muito que você consiga parar de fumar! Isso é possível senão ninguém pararia.

 

Cortesia das imagens:

1º – Cortesia da imagem de Goldy em FreeDigitalPhotos.net

2º – Cortesia da imagem de Goldy em FreeDigitalPhotos.net

 

 

| Website

Sou ex-fumante, criador deste site para ajudar outras pessoas a largar esse vício que não serve pra nada, e que alimentei por cerca de 8 anos, hoje nem acredito como fui capaz de colocar todos esses venenos na boca.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.