Scroll Top

-O que o cigarro causa

O que é o tabagismo e o que ele causa

O que é o tabagismo e o que ele causa

Imagem cortesia de hin255 em FreeDigitalPhotos.net

Tabagismo é um mau hábito adquirido fumando cigarros que contém folhas de tabaco que por sua vez tem nicotina que é altamente viciante o que leva a dependência física, psicológica e comportamental. O que é o tabagismo e o que ele causa

Abordaremos a seguir esses três tipos de dependências que fazem cerca de 100 mil novos adeptos todos os dias.

 

Dependência física

Um indivíduo viciado em cigarros, mesmo sabendo dos riscos que corre não consegue exercer o autocontrole perante o vício. Quando a pessoa traga o cigarro a nicotina leva em média 10 segundos para chegar ao cérebro e atingir o sistema nervoso central, que através dos receptores nicotínicos libera substâncias neurotransmissora que são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

 

Dependência psicológica

Se caracteriza quando a pessoa não pode mais viver longe da presença do malfeitor que muitas vezes é associado a diminuição de ansiedade, mascarar a tristeza, servindo de companhia ou quando a pessoa tem pensamentos auto-destrutivos. As vezes nem a pessoa sabe porque adquiriu esse hábito maléfico, mas só sabe que não consegue ficar longe, funcionando como uma válvula de escape em situações de grande estresse emocional.

 

Dependência comportamental

É apresentada na forma de condicionamentos, associações no ato de fumar que estão atreladas a particularidades de cada indivíduo, sendo mais comum começar a fumar na adolescência, muitas vezes pela pressão do grupo ou então para se auto-afirmar ou então quando se é tímido e o cigarro funciona como um disfarce.

Entendemos um pouco sobre as dependências, agora vamos para um breve esboço de porque as pessoas fumam e também porque eu fumei.

 

Por que as pessoas fumam?

O que é o tabagismo e o que ele causa-Poucas pessoas refletem sobre porque começaram a fumar, muito provável as que fumam a bastante tempo seja porque não sabiam dos malefícios e riscos que correm ao colocar esse veneno na boca, agora em pleno século XXI está com certeza mais fácil  parar de fumar pela disposição de campanhas alertas, pesquisas exemplos de outras pessoas enfim, quando queremos uma coisa a fundo sempre conseguimos…é comum falar estou fumando para me distrair ou estou muito gordo preciso emagrecer, cada fumante preenche com alguma coisa. Muitos tem influência diretamente dos pais e amigos de convívio outros querem se auto-afirmar fazendo algo “proibido”, a propaganda era responsável diretamente por inúmeros viciados porque colocava  o “ar” de prazer ao consumir o cigarro. E assim vão se passando os anos e a pessoa abandona até outras coisas, mas o fiel e digno matador tem seu lugar a parte, ficando o hábito arraigado no ser.

 

Porque fumei?

Eu comecei a fumar por uma bobeira de adolescente, eu tinha 14 para 15 anos e inocente eu e outro amigo pegamos um cipó fino que existe em uma mata aqui perto de casa, colocávamos fogo na ponta e tragávamos, chegava a doer a garganta, logo percebemos que tinha que ter um enchimento, então a gente colocou umas palhas secas, de mato mesmo ficou um pouco melhor (não que seja bom), só que aquilo já não fazia mais efeito, aí começamos a pegar pontas de cigarro enrolado e sem filtro e começamos a fabricar os nossos, só que também já não estava mais dando certo aí resolvemos comprar e fumar nos afundando nesse vício que até então era só escondido e o tempo passou e meu amigo se libertou e eu fiquei, fumei no total por 8 anos, mas me libertei, com métodos e vontade e hoje sou livre e é bom saber que não vou morrer por isso…

Sucesso pra todos!

Qualquer dúvida sugestão ou reclamação, estou a disposição. obrigado

 

Crédito das imagens:

1º-Imagem cortesia de hin255 em FreeDigitalPhotos.net

2º-Imagem cortesia de tiverylucky em FreeDigitalPhotos.net

 

| Website

Sou ex-fumante, criador deste site para ajudar outras pessoas a largar esse vício que não serve pra nada, e que alimentei por cerca de 8 anos, hoje nem acredito como fui capaz de colocar todos esses venenos na boca.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.