Scroll Top

-Como parar de fumar

Porque é tão difícil parar de fumar?

Porque é tão difícil parar de fumarA busca de um “prazer” recorrente leva indivíduos fumadores a acender um cigarro por diversos motivos, desde ao levantar depois das refeições a até a última dose antes de dormir, e mais inúmeros outros gatilhos mentais fazem as pessoas viciadas a acenderem um cigarro. Porque é tão difícil parar de fumar?

Aliado a essa busca por um prazer momentâneo muitas pessoas perdem a vida todos os dias, estatísticas nos mostram que a cada 8 segundos uma pessoa morre vítima do cigarro e muitas outras vão parar no hospital, mas nem isso faz muitas pessoas pararem. Mas porquê é tão difícil parar de fumar?

Respondendo a essa pergunta achei uns dados de que não sabia mesmo quando parei de fumar, existem 8 formas patenteadas de aumentar o teor de nicotina nos cigarros, por isso que é uma droga lícita altamente viciante. (a nicotina causa dependência física e psíquica). Cerca de dois terços dos fumantes  que querem parar não estão sendo capazes.

A nicotina estimula a dopamina que é um hormônio responsável por dizer que a fumaça do cigarro significa prazer que pode ser: bem estar , relaxamento, redução de ansiedade, aumento da atenção, (aqui você preenche com o que o cigarro lhe proporciona ).

Em muitos casos mesmo beirando a morte, a pessoa não toma a atitude de parar de fumar, não é fácil tenho de concordar, mas eu vejo a criatura que não abdica de parar com esse vício como uma pessoa que não gosta de evolução, me desculpem se atingi algumas pessoas , mas muitos ficam uma vida inteira escravos de uma coisa que só lhes faz mal. Porque é tão difícil parar de fumar?

 

   Algumas coisas que você pode fazer para parar de fumar

 

  •  Reserve um tempo para descobrir em que situações o leva a acender um cigarro;
  • Imagine como seria sua vida sem o cigarro;
  • Estabeleça uma técnica para parar ou procure algo que  já ajudou outras pessoas;
  • Comece a reduzir o consumo.

 

Parar de fumarQuando se toma a decisão de parar com o vício o pior é que muitas pessoas duvidam de você, dizem que não vai conseguir e você fica com aquilo na cabeça passa-se dois ou três dias e você está se mordendo de vontade de fumar e acaba se rendendo não sendo o suficiente forte. se você resistir fortemente por cinco minutos quando a vontade vier, está com 50% a mais de chance de parar de fumar. Faça qualquer atividade que mantenha a sua atenção longe do cigarro por esses minutos.

 

Há por trás desse maléfico vício muitas associações que podem ser quebradas no início da parada :

 

Associação  com cafezinho. (muitas pessoa fazem isso)

Associação com bebidas alcoólicas ( a pessoa consome mais cigarros)

Associação com tristeza (vilão em vez de companheiro)

Etc,  se estude e veja qual associação você faz com ele!

Agora está se tornando mais que uma obrigação parar de fumar, com leis que proíbem, com o aumento do valor do cigarro, com os noticiários alertando contra os riscos, tome essa atitude em prol de você mesmo e não sirva de mal exemplo para crianças e adolescentes.

Pode ser difícil, mas não é impossível, se muitos param, inclusive eu parei você também pode parar, seu sucesso ou fracasso dependem unica e exclusivamente de você.

Sobre o autor | Website

Sou ex-fumante, criador deste site para ajudar outras pessoas a largar esse vício que não serve pra nada, e que alimentei por cerca de 8 anos, hoje nem acredito como fui capaz de colocar todos esses venenos na boca.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.