Scroll Top

-Relacionados a parar de fumar

Tabagismo na gravidez

Fumar durante a gestação traz sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê. O melhor a fazer é abandonar o cigarro de 6 meses a 1 ano antes de engravidar ou senão nunca fumar. Veja sobre tabagismo na gravidez

 

Nascimentos espontâneos, prematuros, episódios de hemorragia, bebês abaixo do peso são casos mais frequentes entre mães fumantes.

 

Já foi comprovado cientificamente que mulheres fumantes tem menor chance de conceber. Podendo reduzir a quantidade de óvulos na (reserva ovariana). Esse hábito prejudica antes mesmo de engravidar.

 

Os efeitos do monóxido de carbono e da nicotina trazem muitos problemas na gestação pois são absorvidos pelo organismo materno e passados para o feto. Os batimentos cardíacos do feto aceleram devido ao efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular. O fumo também pode danificar os vasos sanguíneos do bebê e deve ser evitado também no período da amamentação, porque a nicotina passa pelo leite e assim é absorvida pela criança.

 

Tabagismo na gravidez

 

Na gravidez, o fumo age tanto sobre a mãe quanto sobre a criança. Os principais problemas são:

 

  •  abortos espontâneos
  •  O fumo destrói a vitamina C,
  •  hipoglicemia;
  •  aumenta a taxa de colesterol;
  • graves distúrbios circulares
  • enfraquecimento da memória;
  • subnutrição. (Isso tem efeito direto no peso e na resistência da criança);
  • diminuição da capacidade respiratória;
  • problemas pulmonares para mãe e para o bebê;
  • o bebê pode nascer com dependência química da nicotina.

 

Mesmo podendo ocorrer alguns desses males, não é recomendado parar abruptamente durante o período de gestação. Quando se para de uma hora para outra o organismo começa a passar por um processo de desintoxicação. A nicotina que está acumulada nos pulmões é jogada no sangue antes de ser eliminada, isso acaba prejudicando bastante o feto.  Fumar significa privar a criança de oxigênio e, mais tarde, predispor a criança a se tornar um fumante.

 

O melhor é nunca colocar o cigarro na boca, mas se já é uma fumante a melhor saída é parar mesmo independente se vai engravidar ou não, e se caso engravidou por descuido e continua fumante não pare abruptamente pois pode ser mais prejudicial.

 

Desejo que você consiga largar o vício.

.

 Crédito da imagem:

1º- Imagem cortesia de kdshutterman em FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor | Website

Sou ex-fumante, criador deste site para ajudar outras pessoas a largar esse vício que não serve pra nada, e que alimentei por cerca de 8 anos, hoje nem acredito como fui capaz de colocar todos esses venenos na boca.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.